Informativos

Artigo: Propriedades Funcionais do Trigo

Voltar >
nome imagem ou titulo noticia

Atualmente, muito se fala em alimentos funcionais, porém poucos conhecem seu significado.

O alimento pode ser considerado funcional quando comprovado que sua composição química pode afetar beneficamente uma ou mais funções no corpo. Desta forma, estes alimentos poderiam estrategicamente corrigir distúrbios metabólicos, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônico-degenerativas.

O grão de trigo é composto por três camadas, endosperma, gérmen e casca. São exemplos de alimentos derivados do trigo a farinha branca e a farinha integral. A primeira, que ainda é a preferida do público (e conseqüentemente a mais consumida), tem no processo de moagem perdidos o gérmen e a casca, sobrando como único componente o endosperma. No caso da farinha integral, menos consumida e mais saudável, permanecem as três camadas após o processo de moagem, ou seja, é produzida a partir do grão inteiro do trigo, proporcionando maior riqueza de nutrientes.

A farinha de trigo integral contém vitaminas do complexo B, vitaminas E, proteína, ferro, além de traços de minerais e fibras, mais do que a farinha branca.

Estas vitaminas possuem diversas propriedades: a Vitamina B1 (Tiamina) ajuda na conversão de carboidratos da dieta em energia que será requerida pelos músculos, sistema nervoso e cérebro; a Vitamina B2 ( Riboflavina) é necessária para a formação e manutenção dos tecidos; a Vitamina B6 (Piridoxina) é requerida para a saúde dos ossos, músculos e pele; o Ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que transporta o oxigênio em nosso organismo, promove o crescimento e aumenta a resistência à doenças como anemia ferropênica.

Além de conter todos estes nutrientes, a Farinha de Trigo Integral pode ser considerada um alimento funcional devido a sua composição em fibras alimentares.

As fibras solúveis (pectinas, goma guar, mucilagens e algumas hemiceluloses), contribuem com a normalização dos níveis de colesterol, glicose e insulina.

As fibras insolúveis (celulose, hemicelulose e ligninas) são essenciais para a regulação intestinal.

Após a exposição de tantos benefícios, vale à pena pensarmos no aumento de consumo da Farinha de Trigo Integral, um alimento funcional, que pode contribuir para prevenção de diversas doenças, como as cardiovasculares, diabetes e câncer de cólon (intestino). Ela pode ser inserida na dieta em grande quantidade, e está presente nas receitas mais comuns e saborosas, como pães, bolos, massas, biscoitos e até pizzas.